Artes MArciais
O que você precisa saber
Atividade física, esporte, defesa pessoal, forma de lazer, tradição, filosofia de vida. Inicialmente praticadas com a finalidade da guerra, as artes marciais se transformaram ao logo da história e hoje são praticadas por muitas pessoas e proporcionam muitos benefícios aos seus praticantes.
O QUE são artes marciais?
O termo Arte Marcial tem origem na Roma antiga e está relacionado a"Marte", o deus da guerra. Na China, as artes marciais são chamadas de wu shu, termo que pode ser traduzido para o português como "a arte de dominar a guerra" ou "parar a guerra".
A maioria das Artes Marciais surgiram com o propósito da guerra ou de defesa. Muitas delas foram utilizadas em conflitos e batalhas, desenvolvendo técnicas de luta corporal e combate com armas.
Com o tempo, as Artes Marciais passaram a ter objetivos diferentes, ligados ao esporte e à pratica de aperfeiçoamento físico e mental.
“Para mim, arte marcial em última análise significa expressar-se honestamente, o que é muito difícil.”
Bruce Lee
Hoje, existem muitas formas diferentes de praticar Artes Marciais e muitas pessoas alcançam objetivos diferentes para suas vidas com a prática.
PARA QUE servem HOJE
as artes marciais?
Muitas vertentes estão presentes hoje na prática das Artes Marciais. Diferentes escolas e diferentes artes fazem com que seus praticantes encontrem benefícios para o âmbito esportivo, para a saúde, para defesa pessoal e para busca pelo auto-conhecimento e pelo aperfeiçoamento pessoal.
Estilo de Vida
A prática da arte marcial representa uma atividade física e uma maneira de cuidar do corpo e da mente. No âmbito da saúde, temos as Artes Marciais como uma importante ferramenta para desenvolver mais qualidade de vida.
A prática dos exercícios e da arte traz ao praticante:
-
Atividade física completa e regular;
-
Saúde Física e Mental;
-
Controle Emocional;
-
Socialização.
Cabe a você decidir o que as Artes Marciais representarão para sua vida. A forma como você treina e o seu objetivo com a prática te guiarão pela sua jornada marcial.
Esporte ou Defesa Pessoal?
Muitas pessoas praticam Artes Marciais com o intuito da defesa pessoal. As técnicas de luta podem ser usadas para o combate real e proteção das pessoas.
Além disso, a principal vantagem que um artista marcial possui para defender-se é justamente saber como evitar o conflito através da atenção aos riscos, consciência de suas capacidades, coragem, auto-confiança e controle emocional.
Porém, diferente de situações reais, a luta esportiva traz outros benefícios para seus praticantes. Com o fenômeno da esportivização, muitas práticas definiram regras para as lutas e moldaram a forma de treinamento das modalidades. A Arte Marcial como esporte tem as finalidades características das práticas esportivas. Ela pode ser recreativa, educativa, sociocultural e um meio de melhorar a saúde.
Autoconhecimento e filosofia
Talvez esse seja o grande diferencial das Artes Marciais em relação à maioria das práticas corporais e atividades físicas. Através de valores, virtudes, uma filosofia de vida e a busca do desenvolvimento FÍSICO, MENTAL e EMOCIONAL, a arte marcial é uma importante ferramenta para o desenvolvimento pessoal.
Com o passar do tempo e as mudanças do mundo, a prática das Artes Marciais passou por uma intensa ressignificação, mas, ainda hoje, o praticante pode encontrar em diversas artes a busca do autoconhecimento ao trilhar o caminho marcial.
Diferentes Artes
Muitas Artes Marciais praticadas até hoje são originárias de diferentes países e diferentes períodos históricos.
Uma grande parte delas são de países orientais como China, Japão e Coréia. A presença da cultura oriental nas artes marciais está muito presente no conhecimento popular, nos filmes e no imaginário das pessoas. Porém existem muitas artes marciais de diversas partes do mundo, como a capoeira e sua origem afro-brasileira.
Não existe uma arte marcial superior ou inferior.
O que existem são lutadores melhores que outros.
O mais importante para uma pessoa que quer treinar arte marcial é encontrar uma escola séria, que realmente realize um trabalho que vá de encontro aos objetivos escolhidos com a prática.
Independente da modalidade, a arte deve ser algo positivo, que traga benefícios e acrescente à vida das pessoas.
Kung Fu
Em nossa escola ensinamos a arte marcial chinesa. Através da prática dos golpes, técnicas, sequências de movimentos, armas tradicionais e exercícios físicos desenvolvemos o kung fu como atividade física, arte e filosofia de vida.
Aqui você encontra Tudo que precisa saber sobre o Kung Fu.
ESTILOS DE KUNG FU
Dentro do Kung Fu existem muitos estilos com técnicas e formas de lutar diferentes. Esses estilos, ou sistemas, surgiram pois na China antiga, cada vilarejo ou cada família possuía sua forma de lutar, ensinada por um professor ou lutador. Com o tempo, esses conhecimentos passavam a formar um estilo de kung fu que geralmente recebia o nome da família, do lugar ou de um animal que inspirava as técnicas.
Hoje existem mais de 300 estilos reconhecidos oficialmente pela comunidade de mestres e praticantes de Kung Fu. Alguns dos mais praticados no Brasil são: Louva-deus, Shaolin do Norte, Garra de Águia, Wing Chun, Hung Gar, Choy Lay Fut, entre outros.
Estilo Choy Lay Fut
Um dos estilos tradicionais de Kung Fu mais praticados a atualidade, o Choy Lay Fut surgiu em 1836, no sul da China por um homem chamado Chan Heung.
Ele uniu os nomes de seus mestres Choy-Fok e Lay Yau-Shan e seus respectivos estilos de kung fu com as técnicas de palma de Buda (Fut). O resultado foi um poderoso estilo com posturas baixas e fortes giros de quadril, técnicas de chute influenciadas por outros estilos e movimentos de braços são amplos e rápidos, permitindo que um combatente enfrente vários adversários ao mesmo tempo.
"Choy Li Fut é o sistema mais eficaz que eu já vi para combater mais de uma pessoa.
[Ele] é um dos estilos mais difíceis de atacar e defender."
Bruce Lee
A Prática da Luta
Podemos nos tornar pessoas mais equilibradas praticando técnicas de luta?
Essa é justamente a questão filosófica principal das Artes Marciais. Ao aprender como atacar, defender e realmente se colocar em uma situação de combate, o artista marcial busca vencer a si mesmo.
O equilíbrio físico, mental e emocional é testado e desenvolvido justamente na prática da luta. Mais do que aprender técnicas ou movimentos, aprendemos muito sobre ós mesmos ao lutarmos.