top of page
  • Foto do escritorFábio Diniz

Kung Fu: valores para a vida



Existem muitas maneiras diferentes para compreendermos Kung Fu. A arte marcial envolve a prática da luta, os treinos para o corpo e a mente, as tradições e os valores.

Para apresentar essa visão sobre a filosofia Kung Fu que acredito, gostaria de trazer a reflexão sobre 3 pontos principais de onde podemos partir.


1 - VALORES: Como falei, kung fu pode ser pensado de diferentes maneiras e ter significados diferentes para as pessoas. E isso acontece com todas as coisas. As pessoas escolhem ao longo da vida, dentre diferentes valores, aqueles que guiarão suas ações e motivações. Mas é importante pensarmos que existe uma gama muito grande de possibilidades de escolha.

Talvez uma das tarefas mais difíceis para nós seja compreender e respeitar outras formas de pensar e valores diferentes daqueles que escolhemos.


2 - RESPONSABILIDADE: Quando escolhemos os valores que guiarão nossas vidas, temos que ter consciência das consequências e dos riscos envolvidos em cada escolha. E muitas vezes, valores diferentes de nossas vidas entrarão em conflito. Mas como assim? Pense como exemplo nos seguintes valores: passar tempo com a família e dedicar-se ao trabalho. Quantos de nós já não vivenciamos um momento em que cultivar um desses valores, exigiu um sacrifício do outro? Sentir-se responsável pelos valores escolhidos e compreender o que nossas escolhas nos proporcionam é um sinal de maturidade e sabedoria.


3 - ATITUDE A definição do dicionário para essa palavra é: "comportamento ditado por disposição interior; maneira, conduta". Ora, se escolhemos nossos valores e somos responsáveis por essa escolha, como nos portamos a partir disso é o que mais importa.

Perceba que até aqui não existe resultado esperado, sucesso ou fracasso. Apenas coerência.

Agir conforme o que consideramos importante na vida.


A partir dessas três ideias, convido você a pensar na filosofia Kung Fu. Nesse contexto, o Kung Fu traz justamente a maneira e a conduta de fazer o melhor que podemos a cada momento.

A arte marcial nos propõe alguns valores como as sete virtudes e traz o senso de responsabilidade, pois buscamos constantemente o desenvolvimento pessoal e entendemos que o caminho do artista marcial é individual e único. Mas acredito que é na atitude que o kung fu realmente pode nos proporcionar uma grande mudança na vida. A alma do kung fu é justamente a maneira, a conduta, ou seja, a forma como desenvolvemos tudo o que fazemos. No kung fu aprendemos a praticar com dedicação qualquer valor que possamos escolher seguir. Percebemos que caminhar com disciplina é a forma de obter coerência entre o que escolhemos e o que fazemos. Entendemos que ser melhores sempre só é possível com dedicação.


E você? O que pensa sobre a filosofia das artes marciais? Espero que você possa sempre refletir sobre os valores que está buscando em sua vida. E que a prática da arte marcial possa realmente ajudá-lo em seu caminho.

541 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page